quarta-feira, abril 04, 2007

Dois casos ciclisticos.

Hoje vim trabalhar de moto, estou sem bicicleta (montada) em casa (estou com duas desmontadas), meu carro tá na oficina, então tirei minha poluente maquina do descanso.

Vim com a tranquilidade de sempre e numa velocidade que não mataria de inveja nenhum ciclista bem preparado.

Numa das ruas que me orgulha morar em minha cidade, a Via da Saudade, uma rua que desemboca no cemiterio municipal, mas o interessante nesta rua é que ela é coberta por arvores muito coposas, a ponto de dentro dela não conseguir ver a luz do sol. São quase mil metros nessa verdadeira caverna de árvores. Exatamente neste oasis de tranquilidade, uma garota de uns catorze anos de idade, vinha com sua bicicleta, pelo lado direito da via. Deu uma espiadinha pelo ombro, obviamente me viu, percebi isso, mas mesmo assim, sem sinalizar nada, virou sua bicicleta para a via da esquerda. No meio da via, percebeu a caca que fez e voltou para a via da direita, desta vez passando a milimitros da minha moto. Fiz um sinal de reprovação e continuei !

Quando estou de bicicleta, estou sempre preocupado em respeitar o transito, afinal, alem do respeito que todos merecem, quem já levou "chão" de bicicleta sabe o que é bom pra tosse e sempre procura evitar esta humilhante e dolorosa experiência. Me lembrei tambem do infeliz cidadão que ontem foi colhido por um caminhão ao tentar cruzar uma rodovia, há poucos metros de uma passarela. Conhecidos que passaram por lá, relataram o estado em que o corpo ficou. Fiquei imaginando que ignorancia pode matar.

Andei mais um pouco e num semaforo, aberto pra mim, vi que um ciclista não respeitou o seu semaforo fechado, eu já tinha cruzado o semaforo, mas um Fiat Premio estava por cruzar... Freada brusca, ciclista manobrando pra não cair e PLAC... Ombro na porta do carro. Motorista chingando, ciclista se recompondo e retomando seu caminho sem dizer uma palavra. O motorista ainda parou ao meu lado, tremendo e esbravejando.

O infeliz ciclista deveria raciocinar que a probabilidade de uma catastrofe naquelas condições era praticamente certa. Uma rua movimentada, sinal fechado, pare ! Se for cabeça dura suficiente pra não parar, pelo menos avalie a situação e tenha certeza que não vem carro algum. A imprudencia me deixa P da vida !

Ainda mais: O tal ciclista colocou no motorista uma semente contra os proprios ciclistas. Não são todos os ciclistas que são imprudentes, eu sei, talvez nem sejam a maioria, ai já não sei, mas para este motorista, armado com seu motor de mil e seiscentas cilindradas cubicas, ciclista agora é um inimigo.

É uma pena que bicicleta na televisão só em cenas na Holanda, nada de educação para o transito, nada de mocinho da novela andando de bicicleta de capacete e respeitando semaforos. É uma pena que gente ainda morra andando de bicicleta apenas por não saber que são o elemento mais fraco no transito, é uma pena que gente ainda morra, esmagada como mosca, por tentar cruzar uma rodovia e ignorar a passarela. É uma pena que minhas bicicletas estejam desmontadas e eu tenha de andar de moto. Mas ainda bem que pelo menos dois ciclistas, desta vez, só tem uma historia pra contar.

Nenhum comentário: