segunda-feira, outubro 01, 2007

Fotos do céu.

Periodo de seca é um ótimo período para se observar o céu. O espertão aqui tirou várias fotos com a câmera Fujica de filme e perdeu o papel que continha os dados de exposição, data e hora das fotos. Imperdoavel !

Pra conseguir estas fotos não fiz nada de muito especial. Fiquei no quintal de casa, apontei a câmera pro céu. A câmera é uma Fujica SLR de filme 35mm com duas teleconverters e uma teleobjetiva de 180 mm (tá, isso não é muito comum, mas em outro POST vou mostrar uma foto feita sem as teles). Deixei a exposição em B (Neste modo o obturador se abre e só fecha quando você solta, pra isso existe um disparador remoto mecânico). Como disse, perdi o papel que anotei o tempo de exposição, mas deve ter sido entre 2 a 3 minutos. A câmera deve ficar presa num tripé ou colocada no chão e apontando pra cima. Depois de fotografado e revelado - O laboratório não revelou porque pensou que era problema da câmera - Escaneei num escaner normalzinho e transformei pra P&B.

Vou mostrar aqui as duas melhores:

A primeira mostra o Cruzeiro do Sul e a Mosca bem visiveis e mais algumas estrelas de Centauro. A Luz forte no topo esquerdo da imagem é contaminação da luz da cidade.


A próxima foto foi feita no mesmo processo, porém sem uma teleconverter pra ter uma visão um pouco mais panorâmica. Deixo como lição de casa identificar as constelações. Lembre-se estou no hemisfério sul e as fotos foram feitas numa noite qualquer entre os dias 20 e 25 de Agosto de 2007. ;) Deixei esta com as cores originais para mostrar a contaminação da luz ambiente. A faixa a esquerda da foto é o muro da minha casa. Se você olhar pra foto ampliada, dá pra ver saindo do foco de luz a esquerda abaixo um meteorito rasgando a imagem.



Estas fotos não tem o objetivo de servirem pra propósitos científicos, apenas para motivar ao observador comum a fazer fotos do céu. Aproveite que as cameras SLR de 35 mm estão em liquidação, compre uma e se divirta !

Nenhum comentário: