Este exercício é proposto por Halliday e Resnick no Livro Fisica-1, 4. Edição.
Dois trens, cada qual com velocidade escalar de 60 km/h, seguem em linha reta se aproximando entre si sobre os mesmos trilhos. Os maquinistas dos dois trens percebem simultaneamente o perigo no momento em que a distância entre os dois trens é de 150 m. Supondo que o tempo de reação dos dois maquinistas é de 0,2 s e que o trem leva 50 metros pra frear, responda: Ocorre colisão ? Qual a distância minima em que os dois poderiam se ver para que a freagem ocorrece em segurança ?
Bom, resolvi ao contrário. Primeiro encontrei a distância critica e depois encontrei se houve ou não colisão.
Se ele está ha uma velocidade de 60 km/h, e leva 0,2 segundos pra acionar o freio, então neste tempo ele anda 3,34 m (60 km/h = 16,7 m/s --> 16,7 m/s x 0,2 s = 3,34 m).
Vá bene. Se um anda 3,34 m até o freio ser acionado mais 50 metros até parar, andou 53,34 metros do "Pelo Amor de Deus, vai bater" até o "UFA !!!". Se o outro anda o mesmo, então eles tem de ter 106,68 metros entre eles pra ficar uma formiga entre eles ...
Então com os 150 metros proposto inicialmente, dá pra parar, com cerca de 44 metros de folga ...
Não é um problema dificil !!!
A propósito, os mais novos nunca devem ter andado de trem, uma pena. Tomara que um dia os politicos resolvam incentivar este meio de transporte. Na minha infância andei muito de trens, comendo pão com mortaNdela e suco de groselha. Me lembro até hoje das cenas, do barulho e do cheiro de freio queimando. Hoje, tem uma linha de trens que passa proximo a minha casa, carregando grãos e minerio, mas nenhum passageiro (pelo menos nenhum legal, dá pra ver uns surfistas). Uma pena !
Nenhum comentário:
Postar um comentário