quarta-feira, março 07, 2007

A Volta ao Mundo em 80 dias (A pegadinha) !

Exercício Classico do tipo pegadinha:

Um viajante resolve fazer uma viagem ao redor do mundo, pela linha do Equador. Partindo de uma cidade, percorre todo o Globo e volta ao ponto de partida exatos 80 dias depois (nem um minuto a menos, nem um minuto a mais). Qual a velocidade média do viajante ?

"Fácil", voce pensa. Se a Terra tem 12 756 km de raio no Equador, o perimetro é 2 x pi x r = 80148 km.

80 dias tem 1920 horas, portanto a velocidade média = 41,74 km/h !

Lindo maravilhoso. Mas é mais fácil que isso. Velocidade Média é a diferença entre o espaço inicial e o espaço final dividido pelo tempo. Mas não há diferença entre o espaço inicial e o espaço final porque ele saiu e chegou no mesmo lugar... Então a velocidade média é 0 (zero).

Essa pegadinha é classica, existem várias variações, mas a ideia é a mesma. Carinha dá uma voltona e acaba chegando no mesmo lugar. Já vi com corrida de carros, viagem a Lua, naves Espaciais. Fique atento !

Mas é curioso pensar que se voce entrar num Fusca, na Linha do Equador, for andando a 41,74 km/h, 80 dias depois voce está de volta. Bom, tem um oceano de problemas, mas isso é outra historia.

A proposito, quem fez uma viagem parecida foi um maluco Steve Fossett com seu avião Global Flyer. Ele percorreu uma distância de 41 467 km em 67 horas, o que dá uma velocidade média de 0 km/h ;) Afinal ele pousou no mesmo lugar que decolou, em Salinas... Uma curiosidade sobre este avião, ele possui um motor a jato, mais eficiente que qualquer motor de carro 1.0 que vc conheça, ou seja, ele consome menos e polui menos para produzir a mesma energia. Fique de olho nas aventuras de Steve Fossett e seus brinquedos...

(Este topico foi alterado porque tinha uns erros de contas. Se voce acessou antes, mil perdões...)

Nenhum comentário: