terça-feira, março 06, 2007

Galileo estava certo !

Questão: (UNB) Apesar das dificuldades experimentadas em sua época, Galileu mostrou que corpos de massas diferentes, soltos de uma mesma altura, chegam ao solo ao mesmo tempo. Podemos concluir que:

a) A experiência de Galileu põe em dúvida a Segunda Lei de Newton, visto que no corpo de menor massa atua menor força;
b) Galileu estava correto, porque o peso de um corpo não depende da massa;
c) Galileu estava correto, porque a razão entre o peso e a massa é constante;
e) Nenhuma destas;

Comentário: Eu fico impressionado como questões de múltipla escolha podem ser bem feitas, um talento que eu reconhecidamente não tenho. Quando faço provas com múltiplas escolhas, irremediávelmente, acabo dando dicas de qual a alternativa é a correta. Esta questão acima é bem feita. As alternativas exigem leitura atenta e compreensão dos fatos.

Resolução:
Alternativa a: A segunda parte da questão pode fazer o aluno ir pro buraco, pois de fato, no corpo de menor massa, atua menor força, menor peso. Mas isso nunca depõe contra Newton. Alias Newton e Galileo falavam absolutamente a mesma lingua. Newton sistematizou o que Galileu pensou, mas um confirma o outro. Vale um comentário também a respeito de Galileu: Seus experimentos eram limitados, sua grande virtude era o pensamento. Seus preceitos cientificos estão vivos na ciência moderna, mesmo com Einstein e tudo mais. Vale lembrar que o famoso experimento do Martelo e da Pedra caindo no vácuo, proposto por Galileu só se tornou possível nas missões Apollo no final dos anos de 1960 !!!Isto aconteceu com o astronauta Dave Scott, na missão Apollo 15 em Julho de 1971.

Alternativa b: Bom que Galileu está correto, não há duvidas, mas dizer que o peso não depende da massa, nada a ver. A aceleração, realmente não depende, mas o peso depende sim, ô se depende.

Alternativa c: Galileu estava correto, e a relação entre peso e massa, que chamamos de aceleração, é constante ! Então alternativa c é a correta.

Resposta: Alternativa c.

Procure por ai, sobre Galileo Galilei e "galileo was right" frase famosa, dita pelo tal astronauta que reproduziu o experimento na Lua.

Tem até filminho no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eNn4yXEA_XQ

Se este já tiver sido tirado, procure "Galileo was right" e divirta-se !

Nenhum comentário: