quinta-feira, setembro 27, 2007

Sai de baixo ....

Existiu um ano chamado 1986 e eu vivi este ano. Neste ano, todo mundo ficou um tempinho olhando para o céu, tentando encontrar um objeto brilhante que, diziam, ia ser mais brilhante que o Sol do meio-dia. Um tal de Cometa de Halley.

Muita gente olhou, poucos viram. Alguns deixaram de olhar e outros continuaram. Desta época muita gente passou a despertar o interesse pelo céu e pela astronomia. Eu fui um destes. Peguei um atlas celeste (de Ronaldo Mourão), um teodolito do meu pai e me meti a investigar os objetos celestes brilhantes.

Me lembro da primeira vez que vi Saturno e seus aneis. Foram noites bem interessantes.

Mas o tipo de objeto celeste que sempre me atraiu não estão tão longe quanto Saturno, estão muito mais próximos. Na verdade os mais proximos: Os meteoros e meteoritos.

É muito bom estar observando o céu e ver um objeto brilhante riscar o céu - Eu tenho a sensação de ouvir o seu som, o que é impossível eu sei.

Ver um meteoro passando exige conhecimento de fenomenos relacionados - A Terra passa algumas vezes por areas propensas a estes fenômenos, os chamados cinturões.

Dei uma fuçada no YOUTube e encontrei estes felizardos que filmando alguma coisa, captaram com suas miseras cameras domésticas este belo fenômeno celeste.





Este dois ultimos não me parecem muito reais, mas está ai pra vcs julgarem:



Nenhum comentário: