sexta-feira, março 30, 2007

Rapidas ...

Meu servidor finalmente está rodando... Penei pra instalar a placa de rede. A onboard nao foi reconhecida e precisei espetar uma PCI ... Proximo passo é colocar APACHE + PHP

C0nversei com meus alunos de Escola Dominical sobre Profissão. Engraçado que eles parecem estar bem decididos... Coisa que em geral não se espera de adolescentes.

Estou com um orientado de Iniciacao Cientifica. Vou propor um trabalho para comunicação entre processos em Microcontroladores.

Peguei pra resolver uns exercicios de Eletrostatica, mas vi que neste assunto estou muito enferrujado. Então vou refaze-los com calma, antes de publicar...

segunda-feira, março 12, 2007

O que voce vai ser quando voce crescer - PARTE II

Conversando com adolescentes (meus aluninhos na igreja) sobre a questão da escolha da profissão, fui sumariamente contrariado por eles. Segundo eles, não sentem pressão nenhuma dos pais para a escolha da profissão.

A proxima aula é exatamente sobre este tema. Prometo revisar meu topico ...

O bom de dar aulas para adolescentes é que eles não engolem o que não concordam e rebatem mesmo ! !

Acho otimo isso.

quarta-feira, março 07, 2007

A Volta ao Mundo em 80 dias (A pegadinha) !

Exercício Classico do tipo pegadinha:

Um viajante resolve fazer uma viagem ao redor do mundo, pela linha do Equador. Partindo de uma cidade, percorre todo o Globo e volta ao ponto de partida exatos 80 dias depois (nem um minuto a menos, nem um minuto a mais). Qual a velocidade média do viajante ?

"Fácil", voce pensa. Se a Terra tem 12 756 km de raio no Equador, o perimetro é 2 x pi x r = 80148 km.

80 dias tem 1920 horas, portanto a velocidade média = 41,74 km/h !

Lindo maravilhoso. Mas é mais fácil que isso. Velocidade Média é a diferença entre o espaço inicial e o espaço final dividido pelo tempo. Mas não há diferença entre o espaço inicial e o espaço final porque ele saiu e chegou no mesmo lugar... Então a velocidade média é 0 (zero).

Essa pegadinha é classica, existem várias variações, mas a ideia é a mesma. Carinha dá uma voltona e acaba chegando no mesmo lugar. Já vi com corrida de carros, viagem a Lua, naves Espaciais. Fique atento !

Mas é curioso pensar que se voce entrar num Fusca, na Linha do Equador, for andando a 41,74 km/h, 80 dias depois voce está de volta. Bom, tem um oceano de problemas, mas isso é outra historia.

A proposito, quem fez uma viagem parecida foi um maluco Steve Fossett com seu avião Global Flyer. Ele percorreu uma distância de 41 467 km em 67 horas, o que dá uma velocidade média de 0 km/h ;) Afinal ele pousou no mesmo lugar que decolou, em Salinas... Uma curiosidade sobre este avião, ele possui um motor a jato, mais eficiente que qualquer motor de carro 1.0 que vc conheça, ou seja, ele consome menos e polui menos para produzir a mesma energia. Fique de olho nas aventuras de Steve Fossett e seus brinquedos...

(Este topico foi alterado porque tinha uns erros de contas. Se voce acessou antes, mil perdões...)

Freia o trem homi ...

Este exercício é proposto por Halliday e Resnick no Livro Fisica-1, 4. Edição.

Dois trens, cada qual com velocidade escalar de 60 km/h, seguem em linha reta se aproximando entre si sobre os mesmos trilhos. Os maquinistas dos dois trens percebem simultaneamente o perigo no momento em que a distância entre os dois trens é de 150 m. Supondo que o tempo de reação dos dois maquinistas é de 0,2 s e que o trem leva 50 metros pra frear, responda: Ocorre colisão ? Qual a distância minima em que os dois poderiam se ver para que a freagem ocorrece em segurança ?

Bom, resolvi ao contrário. Primeiro encontrei a distância critica e depois encontrei se houve ou não colisão.

Se ele está ha uma velocidade de 60 km/h, e leva 0,2 segundos pra acionar o freio, então neste tempo ele anda 3,34 m (60 km/h = 16,7 m/s --> 16,7 m/s x 0,2 s = 3,34 m).

Vá bene. Se um anda 3,34 m até o freio ser acionado mais 50 metros até parar, andou 53,34 metros do "Pelo Amor de Deus, vai bater" até o "UFA !!!". Se o outro anda o mesmo, então eles tem de ter 106,68 metros entre eles pra ficar uma formiga entre eles ...

Então com os 150 metros proposto inicialmente, dá pra parar, com cerca de 44 metros de folga ...

Não é um problema dificil !!!

A propósito, os mais novos nunca devem ter andado de trem, uma pena. Tomara que um dia os politicos resolvam incentivar este meio de transporte. Na minha infância andei muito de trens, comendo pão com mortaNdela e suco de groselha. Me lembro até hoje das cenas, do barulho e do cheiro de freio queimando. Hoje, tem uma linha de trens que passa proximo a minha casa, carregando grãos e minerio, mas nenhum passageiro (pelo menos nenhum legal, dá pra ver uns surfistas). Uma pena !

terça-feira, março 06, 2007

Easy, easy like a Sunday Morning !

Exercícinho facil pra desenferrujar:
(CESCEM) Um corpo de massa igual a 20 kg, partindo do repouso, cai em queda livre de uma altura igual a dois metros em relação ao solo. (Considere a aceleração da gravidade 10 m.s2)
Qual é o módulo, em Newtons, da força de atração que a Terra exerce sobre o corpo.
A) 200 B) 40 C) 20 D) 10 E) 2

Resolução:

Exercício muito fácil. Daqueles que se vc não consegue resolver, deve mudar de area, vai pra Humanas ou Biologicas, que Exatas não é a sua... :)

Oras, raios, se m = 20 kg e a = 10 m.s2, F = m.a = 20 x 10 = 200 N

Nem converter as unidades é necessário.

Resposta: Questão a)

Quando for resolver este exercício, ouça Commodores "Easy" !! Eu resolvi ouvindo David Bowie "Starman", tambem serve !

Galileo estava certo !

Questão: (UNB) Apesar das dificuldades experimentadas em sua época, Galileu mostrou que corpos de massas diferentes, soltos de uma mesma altura, chegam ao solo ao mesmo tempo. Podemos concluir que:

a) A experiência de Galileu põe em dúvida a Segunda Lei de Newton, visto que no corpo de menor massa atua menor força;
b) Galileu estava correto, porque o peso de um corpo não depende da massa;
c) Galileu estava correto, porque a razão entre o peso e a massa é constante;
e) Nenhuma destas;

Comentário: Eu fico impressionado como questões de múltipla escolha podem ser bem feitas, um talento que eu reconhecidamente não tenho. Quando faço provas com múltiplas escolhas, irremediávelmente, acabo dando dicas de qual a alternativa é a correta. Esta questão acima é bem feita. As alternativas exigem leitura atenta e compreensão dos fatos.

Resolução:
Alternativa a: A segunda parte da questão pode fazer o aluno ir pro buraco, pois de fato, no corpo de menor massa, atua menor força, menor peso. Mas isso nunca depõe contra Newton. Alias Newton e Galileo falavam absolutamente a mesma lingua. Newton sistematizou o que Galileu pensou, mas um confirma o outro. Vale um comentário também a respeito de Galileu: Seus experimentos eram limitados, sua grande virtude era o pensamento. Seus preceitos cientificos estão vivos na ciência moderna, mesmo com Einstein e tudo mais. Vale lembrar que o famoso experimento do Martelo e da Pedra caindo no vácuo, proposto por Galileu só se tornou possível nas missões Apollo no final dos anos de 1960 !!!Isto aconteceu com o astronauta Dave Scott, na missão Apollo 15 em Julho de 1971.

Alternativa b: Bom que Galileu está correto, não há duvidas, mas dizer que o peso não depende da massa, nada a ver. A aceleração, realmente não depende, mas o peso depende sim, ô se depende.

Alternativa c: Galileu estava correto, e a relação entre peso e massa, que chamamos de aceleração, é constante ! Então alternativa c é a correta.

Resposta: Alternativa c.

Procure por ai, sobre Galileo Galilei e "galileo was right" frase famosa, dita pelo tal astronauta que reproduziu o experimento na Lua.

Tem até filminho no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=eNn4yXEA_XQ

Se este já tiver sido tirado, procure "Galileo was right" e divirta-se !