quinta-feira, novembro 30, 2006

Uma semana complicada e outros comentarios rápidos.

Para mim, o final do ano é a época mais complicada, profissionalmente. São milhões de provas pra corrigir, notas pra passar, retificações pra fazer, lamentações para ouvir, decisões a tomar. Alem de preparar a matricula do proximo ano na Unesp, onde sou programador. Com isso, fiquei praticamente sem produzir nenhum exercicio interessante em casa e consequentemente nao deu pra escrever nada no Blog nestes dias que se passaram.

Do lado pessoal, faleceu no ultimo sabado minha avó. Ela tinha 90 anos e sofria de Elzeimer (não sei se é assim que se escreve). Até morrer, ela tinha plena convicção que eu era médico. Até na última visita que fiz a ela no hospital, ela pediu que eu mandasse as enfermeiras pra deixarem ela andar. Ela fraturou a perna e não podia andar. Eu não pude fazer nada e fiquei muito triste com isso. Achei que ela me ver a deixou mais perturbada. Alem do que ela estava bem debilitada fisicamente. Pouco depois de começar a perder a memória, ela me deu um livro de medicina natural, que ela comprou pra me dar, quando eu tinha uns 5 anos. Ela foi na minha formatura, mas não entendeu muito bem o que era "ser fisico", como a maior parte da minha familia.

Eu nunca tive a menor vocação para biologia. Espero não a ter decepcionado. Alias os pais e avós esperam muito dos filhos: Meu pai queria que eu seguisse a profissão dele e provavelmente não gostou muito de me ver preferir o desenho de cartoons ao desenho técnico.

Para minha filha eu quero oferece-la opções para poder decidir a carreira que quiser. Me policio sempre pra não esperar nada. Ela tem uma certa atração por música, mas evito pensar que isso seja o potencial de uma carreira pela frente.

Voltando a fisica, vi a prova de fisica do vestibular da USP. Como sempre, uma prova que exige não só habilidade, mas conhecimento. Eu gosto muito da prova da USP. Ela não é uma prova fácil, mas também não dá falsas esperanças aos alunos, como acredito aconteça com a Unicamp. Já ouvi várias vezes de alunos que prestaram Unicamp que a prova foi "bico" e na hora de ver a nota, sofrem um tremendo baque. A forma inovadora com que a Unicamp desenvolve sua prova, faz com que alunos não tão bem preparados, as vezes sintam uma inexistente confiança. Por outro lado, é uma prova que favorece muito mais o raciocínio que o conhecimento - O que é fantastico e inovador.

A prova da USP não mente. O aluno despreparado já sai da sala sabendo que foi mal. A nota de corte é outra historia...

Comecei a escrever dois textos pras filosofias de quarta. Um sobre o Hamburguer e outro sobre a Matematica dos alunos, comecei a rabiscar algo sobre Grafos tambem. Todos inconcluidos. Por falar nisso, estou pensando em criar um segundo blog apenas com as filosofias de quarta-feira. A "filosofia" é mais acessivel ao publico em geral e os "exercícios" são voltados a meu proprio aprendizado. Acho que os "exercícios" acabam espantando possíveis leitores das filosofias. Ideia para ano-novo, quem sabe ?

2 comentários:

RAFINHA disse...

OLÁ, EU ME CHAMO RAFAEL, MORO NA CIDADE DE SALVADOR E RESOLVI NAVEGAR NA NET, QUANDO ENCONTREI TEU BLOG. BOM, TENHO DICAS, APESAR DE VER QUE TU É FORMADO. AI VAI: VOCÊ PODE E MUITO MELHORAR E CHAMAR A ATENÇÃO DA GALERA NO TEU BLOG COM TEUS EXERCÍCIOS. O PROBLEMA ATUAL É QUE VOCÊ PRECISA USAR ALGO QUE CHAME ATENÇÃO. EU NO MEU BLOG, APESAR DE NOVO E EM DESENVOLVIMENTO USO EXERCÍCIOS E EXPLICAÇÕES RETIRADAS DO MICROSOFT OFFICE 2007 E DEPOIS COM O BOTÃO ( PRINT SCREEN ) EU TRANSFORMO EM FIGURAS PELO PAINT. COM ISSO EU POSSO COLOCAR FÓRMULAS, EXPRESSÕES E IMAGENS MONTADAS POR MIM, TIRADAS DA NET OU ESCANEADAS. TE MANDO MEU LINK E GOSTARIA QUE PUDESSE ME AJUDAR DANDO SUGESTÕES. http://rafaeloppenheimer.blogspot.com/
VALEU PELO ESPAÇO..


RAFAEL

Samuel disse...

Olá Rafael. Sou o Samuel do Blog Exerciciosresolvidos. Cara, muito bonito seu blog. Vou usar suas dicas sim ! Minha ideia é fazer algo mais relaxado mesmo, uma coisa mais blog que fisica, entende? E a ideia foi registrar meu reaprendizado de Fisica e compartilhar isso com o mundo.
Mas seu POST foi muito inspirador. Obrigado !