quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Classicos !

Já que as ferias estão no fim (quando escrevo, não quando publico), vou escrever sobre um assunto bem de férias: Filmes.

É comum perguntarem qual o seu, meu, nosso, filme preferido. Em cada etapa da minha vida eu respondo um. Já passei por "Luzes da Cidade" de Chaplin a "Duas vidas", um filme bem atual.

As vezes coloco "O voo da Fenix" no topo da lista, outras vezes, outros entram.

Mas um filme, para ser bom, deve ser como uma tela de arte. Cada vez que vemos, vemos algo novo.

Por falar nisso, é incrivel o que as obras de Leonardo Davinci conseguem. Tantos anos de exposição publica, conseguem ainda trazer interpretaões surpreendentemente novas. Como toda a polemica, agora já diluída, dos livros e filmes relacionados ao "Codigo Davinci". O sorriso da Monalisa ainda despertando a curiosidade e a cada geração trazendo releituras novas.

Os queijos são assim: Comer um bom queijo Roquefort, para cada prato e hora do dia, um sabor diferente. (Adoro queijos).

Me lembro da musica de Caetano Veloso: Sampa. Ainda hoje, quando escuto, tento encontrar visões da letra que haviam me escapado.

Conto tudo isso, para falar de um filme que, surgiu na decada de 80, que assisti no cinema e em video e que pra mim é um classico de minha época: "Amadeus" de Milus Forman.

Quando o assisti pela primeira vez, meus conhecimentos de música e da vida de Mozart eram poucos. Hoje, muitos detalhes posso rever como revendo uma tela.

A começar do nome: Porque não chamar o filme de Wolfgang ou de Mozart, mas sim de Amadeus. Amadeus tem o mesmo significado de Teofilo, ou seja, quem ama a Deus, ou a quem Deus ama. E é impressionante como este nome consegue sintetizar o enredo do filme. Saliere se questiona a todo tempo sobre o porque Deus prefere a Mozart e não a ele.

Nas primeiras cenas, um Padre diz a Saliere que para Deus todos são iguais. Sua reação, quase invisível, só me tornou visivel agora, sabendo de toda a história.

O impressionante casting de atores teatrais e sem grandes marcas cinematograficas até então, a escolha das músicas, de figurino e edição, fazem deste filme um dos mais belos que vi surgir em minha geração.

O filme foi ganhador, merecido de 8 oscar, incluindo o de melhor filme !

Um filme feito para rever !

Nenhum comentário: