segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Fim das ferias e promessa de ano novo (de novo)

Hoje recomeçam as aulas pra valer. Estou com três disciplinas neste semestre. Uma totalmente nova e duas de sempre. Mais uma vez, nada de Fisica ! :)

Alguns alunos estavam comentando que minha disciplina de segundo ano (Estrutura de Dados) é terrível, medonha e perigosa. Eu sempre fico temeroso quando ouço estes comentários, porque não sei até que ponto os alunos sabem separar o que é a dificuldade intrinsica da matéria e a contribuição do professor.

No caso de Estrutura de Dados, vejo que os alunos tem certa dificuldade em abstrair e principalmente em programar tal abstração, no entanto, sempre ouço coisas como "O prof. pega pesado nesta disciplina". Mesmo tendo disponibilizado tantos materiais de apoio, como apostilas, exercícios, programas e animações.

Este ano parece que meus alunos vem com uma base um pouco melhor de programação. Espero poder aproveitar isso com eles.

Reacertando a bicicleta

No primeiro POST de 2007 comentei de meus planos, ainda em 2005 de durante o ano de 2006 pedalar 20 km initerruptos. Porém não tinha alcançado tal feito.

Pois semana passada tive uma surpresa. Descobri que o computador de bordo que uso na bicicleta estava descalibrado. Ao inves de estar configurado para uma roda de raio 27 cm, estava com um raio de 17 cm.

Isto faz com que a medida registrada como 2 x PI x (17) fosse na verdade 2 x PI x (27), ou seja, todas as minhas medidas foram divididas por um fator 1,59 !

Peguei então meu arquivo de Logs de meus passeios de bicicleta e encontrei que a maior distância que percorri initerruptamente em 2006 foi registrada como 9 km. O que dá, reajustado uma distância de 14 km aproximadamente.

Se eu soubesse que faltavam apenas 6 km para completar meu feito, teria me disposto a completá-lo, mas como a meu ver eu tinha percorrido somente metade da distância proposta, parei por aí.

Calibração de aparelhos é um problema sério.

A partir de amanhã exercícios de eletricidade básica.

Nenhum comentário: