quarta-feira, setembro 13, 2006

Agora voce sabe !

Hoje vou escrever sobre um problema que vem me apurrinhando ha algum tempo: O desapego a estudos. Atribui-se a Bill Gates uma frase, dita a um grupo de alunos: "Trate bem seu amigos NERDS (CDF para os brasileiros), porque um dia voces trabalharão pra eles". Entre meus alunos, os CDFs são sempre vistos como os arrogantes, esquisitos e agrupados. Do outro lado (em geral, geograficamente posicionados dentro da sala de aula) estão os "legais". Aqueles que fazem piada com tudo, tem caderno, sabe-se lá onde e sabem muito mais tecnicas de cola que de estudo. E em geral ambos os lados se degladiam. Quer acabar com a paz na classe ? Coloque no mesmo grupo o lider dos "legais" com o lider dos CDFs !

Os dois lados tem algo a dizer e nenhum dos dois estão certos.

Aprender é um prazer. Pouca gente sabe disso, e muito menos ainda fala sobre isso, mas está entre os grandes prazeres da vida. Por isso que nós humanos chegamos onde chegamos. Porque aprender é bom. Voce acha que não ? Quando vc conhece a garota (ou o rapaz) dos seus sonhos, vc quer logo saber o nome, telefone, msn, orkut, gostos musicais, gostos gastronomicos e tudo mais sobre a beldade. Muito bem, conhecer é ou não é bom ? Tanto é que os programas mais populares da TV são sobre conhecimento (jornalismo, fofocas, receitas, etc.).

Ha um segundo atras vc desconhecia um fato, agora voce sabe ! Isso é maravilhoso. Há um segundo atras voce não sabia porque colocar o dedo na tomada é ruim, agora voce sabe ! Há um segundo atrás voce não sabia porque sorvete de groselha com café é tão bom, agora voce sabe !

Algumas dicas:

1. Vc não aprende tudo do dia para a noite. Estude aos poucos, sistematicamente e regradamente.

2. Não tente se justificar, tentando encontrar motivos para estudar: Estudar é bom é ponto. Aprenda, isso vai fazer vc uma pessoa melhor (Um dia conto a historia que passei do Pato Japones aqui). Se soubessemos o que vamos usar e quando, o papo seria outro, mas nao sabemos e talvez isso seja o melhor da historia. A vida é repleta de surpresas.

3. Aprenda a ler. Leia, leia, leia e leia... Entenda o que voce está lendo, tenha apego a isso. Somos civilizados por saber ler. As pessoas tem serias dificuldades em ler frases simples. Por exemplo, um negocio hexagonal, vermelho, colocado na rua, escrito PARE, quer dizer PARE, nao quer dizer: "Reduza a velocidade um pouquinho, de uma espiada, caso nao venha vindo nada visivel ou com potencia superior ao veiculo que vc está conduzindo, continue em seu trajeto". Pare é pare. Se vc tiver dificuldade em interpretar uma frase com um unico verbo, como vai querer entender "Um objeto puntiforme de velocidade 10 km/h" ? Não vai mesmo.

4. Aprenda a escrever. Infelizmente temos uma lingua bastante dificil de dominar, mas vá aos poucos. Eu tenho muito que aprender ainda, mas consigo me expressar.

5. Nao fuja de coisas que não sabe ou não gosta. Eu tenho serias dificuldades em aprender lingua estrangeira. Mesmo assim me esforço sempre que posso. Já fiz (e pretendo fazer) curso, ouço programação em Ingles e vou tentando superar essa minha limitação.

6. Descubra como voce aprende e quanto. As pessoas aprendem de maneiras diferentes. Alguns precisam ler em voz alta, outros fazer exercicios, outros fazer musiquinha, etc. Uns são mais rapidos e outros nem tanto. Em alguns assuntos, vc pode ser mais rapido e em outros nao tanto. Enfim, conheca como vc faz para estudar e quanto tempo leva pra isso, pra poder planejar (por exemplo, quanto tempo tenho de reservar para estudar para a proxima prova). Eu por exemplo tenho uma memória seriada muito limitada, ao contrário do raciocinio: Ou seja, enquanto todo mundo aprende que 9 x 5 = 45 eu aprendo que 9 x 5 = 9 x (4 +1) = 45. Se não fizer associações não vai...

7. Reaprenda... Não deixe os conhecimentos morrerem, sempre revisite alguns que eles sempre estarão renovados.

8. Valorize livros mais que apostilas, textos completos mais que resumos, professores mais que cantina.

9. Duvide do mundo que te cerca. Investigue, analise, leia, tire suas proprias conclusões.

10. Não tem item 10, só coloquei pra dar um número cabalistico...

É isso aí, antes de ler esse texto voce não sabia que estudar é importante, divertido e não pode ser exclusividade dos Nerds. Agora voce sabe !

Nenhum comentário: