A pergunta é simples, as implicações nem tanto... Vamos lá:
Pergunta: (OSEC) A fim de parar um carro em movimento, realiza-se um trabalho que independe:
a) de sua velocidade
b) de sua massa
c) de sua aceleração
d) do tempo necessário para pará-lo
e) n.d.a.
Resposta: Bom, o trabalho é a variação da energia cinética entre o momento que o cidadão joga a botina no pedal do freio (pra voce que ainda não dirige: é o pedal que fica ao centro) e a energia cinética do carro quando este está parado. Ora, se ele está parado a energia cinética costuma ser zero (Energia Cinética é energia do movimento, se está parado não tem energia de movimento, helllloooouuuuu). Isto posto o trabalho depende da energia cinética do carango. Energia Cinética é proporcional a massa e a velocidade do carro, portanto item a. e b. já estão eliminados. O item c. está meio estranho, mas vamos considerar que ele está se referindo a desaceleração do veiculo, depois da freada. Neste caso, a aceleração aparece escondida na velocidade no inicio da freada, portanto ta lá tambem. Já o tempo de freada, realmente não entra no calculo. Frear o seu carro de 100 km/h em 2s ou em 10s exerce o mesmo trabalho. Portanto Resposta correta d.
Alternativa Correta: D.
Da fisica da sala de aula pra rua. Pense um pouco: Se um freio é projetado pra exercer um certo trabalho, o que acontece se vc estiver acima dos limites de velocidade ? Pra manter essa equação ai de cima estavel, o tempo de freada vai ter de aumentar, ou seja, o seu carro, o condutor e tudo mais vai chegar perigosamente perto do alvo, que pode ser um cachorrinho de alguns gramas ou uma retroescavadeira de algumas toneladas. Nosso cerebro não consegue processar informações muito rápidas, nós fomos projetados para caçar e escapar de caças que se movem a no máximo, 80 km/h, mais que isso nosso cerebro simplesmente não consegue capturar, interpretar e reagir. Voce conseguiria resolver o exercício acima em 1/2 segundo ? Então porque é que voce acha que é capaz de ver uma criança atravessando uma rua, tirar o pé do acelerador (e da embreagem, que todo mundo faz isso) e frear a tempo ? Porque o Schumacher faz ? Convenhamos, ele faz num ambiente controlado, é um fenomeno, tem um treino extra-humano (duvido que alguem esteja disposto a se submeter aos treinos que esse povo passa) e mesmo assim, já levou umas cacetadas feias. Portanto gurizada: Cuidado, muito cuidado: Transito não é brinquedo. Se quer se divertir com velocidade, alugue um Kart e vá correr numa pista ou participe de Drag-Racing em pistas homologadas. Tem poucas no Brasil ? Taí as eleições pra pedir pro seu candidato fazer uma pista de Drag-Racing segura na sua cidade. Colocar sua vida e dos outros em risco por nada é falta de esperteza ...
Este post é dedicado as familias que perderam seus filhos num acidente no Rio de Janeiro, na semana passada. Aquela cena do pai segurando a mão do(a) filho(a) coberto com plastico me marcou profundamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário