segunda-feira, setembro 18, 2006

Se simplificar demais, desconfie.

Apenas um breve comentário. As vezes na ansia de simplificar certos fenônemenos da ciência, muita gente (eu inclusive) cometem o pecado de simplificar demais e acabar por deturpando a interpretação correta. Estou escrevendo isso, porque acho que o Fantastico na pessoa do Marcelo Gleiser cometeu tal pecado no episodio de ontem (18 de Setembro), sobre Einstein. Ao explicar a relatividade restrita e especial de Einstein algumas confusões foram cometidas e a explicação simplista da curvatura do espaço (quando o correto é espaço-tempo) me deixou preoucupado. Não que deva se crucificar o Marcelo que é um profissional serrissimo e está, como disse, tentando simplificar a ponto de poder ser um programa que atinge desde exclarecidos até analfabetos o que por si é um fato louvável. Mas se você se interessou pelo assunto e achou que algo não está boa na explicação dele, voce está correto ! Pegue bons livros sobre o assunto. Inclusive o "Dança do Universo" do proprio Gleiser onde os assuntos são mais distrinchados. Como eu já disse, duvide sempre e se a explicação for muito simples, duvide ainda mais.

Agora programa de TV sobre o assunto, teve um na TV Cultura, produzido nos EUA, chamado Universo Mecânico. IMPLORO pra TV Cultura reapresentar este programa. Um programa dificil para leigos, mas uma produção impecável no ponto de vista conceitual.

Nenhum comentário: